segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mulheres buscam definição dos braços antes da chegada do verão



Com a chegada das altas temperaturas é hora de expor braços em regatas e tops, que entram com força no vestuário feminino no Verão. Mas os membros superiores nem sempre são o forte das mulheres que, muitas vezes, priorizam pernas e glúteos nos treinos. Investir em exercícios específicos para os membros superiores pode proporcionar braços definidos e boa postura.


Ter músculos torneados se tornou moda entre as atrizes americanas, como Cameron Diaz e Renée Zellweger. Mas braços definidos não são sinônimo de masculinizados, já que depende do estímulo.


"De maneira geral, as mulheres não gostam de treinar braços com medo de ficarem muito fortes e ganharem volume. Isso é um mito, porque o braço masculinizado envolve treinar com cargas excessivas, alimentação especial e muita dedicação", ressalta a personal trainer e professora da Loft Sport, Karoline Carvalho.


O personal trainer Marcelo Rocha, do Studio 2 You, explica que para definir membros superiores deve-se trabalhar dois grandes grupos: o dorso, que envolve as costas, e o peitoral. "Estimulando os dois, a pessoa trabalha como um todo e consegue equilíbrio, muito importante tanto para a estética, quanto para a postura. Assim terá um dorso bem definido e costas delineadas", explica.



Para acenar o 'tchauzinho' sem medo


O tríceps, tão conhecido entre as mulheres como o músculo do "tchauzinho", é considerado um músculo inativo, que não é trabalhado nas atividades cotidianas.


"É a primeira musculatura a perder o tônus e sujeito a aparecer flacidez. Na mulher, de maneira geral, é também o músculo que mais demora a apresentar resultados. Sempre dedicamos mais tempo a ele nos treinos", comenta a personal Karoline Carvalho.


De acordo com Marcelo Rocha, existe um déficit de estímulo nesse músculo, mesmo em muitas mulheres com pernas bem torneadadas. "Fisiologicamente, com o decorrer dos anos, há um aumento do acúmulo de gordura no tríceps", ressalta o personal.

 


Exercícios combinados à alimentação

Além dos exercícios específicos para bíceps, tríceps, ombros e costas, conjunto que permite conseguir um equilíbrio e uma postura adequada, a alimentação balanceada é essencial para reduzir o percentual de gordura nos braços, que deve ser em torno de 10%. Se o nível de gordura no local for grande, primeiro será necessário eliminá-lo. A personal Karoline Carvalho ressalta que mesmo mulheres de braços finos podem ter gordura nessa região. "Elas têm flacidez e o foco do treinamento será tônus muscular e definição". Neste caso, se o treino for levado a sério, com uma frequência de duas a três vezes por semana, os resultados começam a aparecer entre oito e doze semanas. "É possível conseguir braços delineados ainda para o próximo Verão", garante o personal Marcelo Rocha. O professor orienta optar pelos exercícios com bola, em que se trabalha o conceito funcional. "Quando se insere a bola, além dos músculos superiores, também se trabalha o equilíbrio e o desenvolvimento da musculatura abdominal, pela própria instabilidade que o material proporciona", explica



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Regiane Alves diz que diminuiu manequim para viver piriguete em "A Vida da Gente"





A atriz contou que precisou intensificar a musculação e pilates para interpretar a ex-personal trainer Cris


Regiane Alves disse em entrevista publicada na Folha de S. Paulo de domingo (23) que precisou intensificar os treinos de Pilates para viver a personagem Cris, uma ex-personal trainer, na novela das 6, "A Vida da Gente".


Com isso ela conseguiu emagrecer e trocar o manequim que antes variava entre 38 e 40 para 38/36.

"Amo compor a personagem, penso em cada detalhe, no esmalte, nas roupas, sou bem detalhista", afirmou.

Questionada sobre se aceitaria posar nua para revistas masculinas, ela afirmou: "No momento não tenho vontade de fazer ensaio de nu".


Fonte : Revista QUEM







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lipoaspiração sem exercícios pode ser perigosa


Perigo reside no aumento da gordura visceral que ocorre de maneira imperceptível ao paciente.

A realização da lipoaspiração não acompanhada de atividade física regular no pós-operatório pode acarretar um aumento significativo da gordura visceral, localizada na região entre os órgãos.

Essa gordura é extremamente danosa para a saúde por estar associada ao aumento do risco cardiovascular.

Os exercícios físicos inibem o aumento dessa gordura entre os órgãos - veja Gordura abdominal interna é a mais perigosa para doenças do coração.

A conclusão é de um estudo realizado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP).

Treinadas e sedentárias

A pesquisadora Fabiana Braga Benatti recrutou 36 mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30, que fariam lipoaspiração na região abdominal, para participar da pesquisa.

O IMC é calculado a partir do peso da pessoa em quilogramas, dividido pela sua altura em metros elevada ao quadrado.

O grupo foi igualmente dividido em "mulheres treinadas" e "mulheres sedentárias".

Dois meses depois da cirurgia, o primeiro grupo foi submetido à uma série de exercícios de força e aeróbicos, por três vezes semanais, durante quatro meses, enquanto o segundo grupo permaneceu sem fazer atividades físicas regulares.

Uma bateria de exames foi feita antes e depois do processo e serviu de base para toda a pesquisa.

Aumento de gordura sem perceber

No grupo das mulheres sedentárias, o ganho da massa visceral chegou a 10%.

O fato não foi percebido pelas pacientes, pois o aumento desta gordura interna do corpo dificilmente é identificado no dia-a-dia, já que não representa grandes proporções em termos visuais.

Isso aumenta a importância do estudo, já que dificilmente estes dados seriam alcançados a não ser por um acompanhamento detalhado durante o pós-operatório.

Já no grupo de mulheres treinadas não houve aumento da gordura visceral. O treinamento físico preveniu este aumento.




Uma possível explicação para isso é o fato deste tipo de gordura ser metabolicamente ativo e mais responsivo ao aumento das concentrações de adrenalina que ocorrem durante o exercício físico.

Além disso, o treinamento físico preservou o gasto energético das mulheres treinadas, o que pode ter contribuído para seus efeitos benéficos observados.

* Lipoaspiração não é para perder peso

O peso perdido na cirurgia de lipoaspiração foi recuperado em ambos os grupos.

A cirurgia não tem como objetivo a redução de peso, que diminui em média 1%. A pretensão da lipoaspiração é retirar a gordura localizada e modelar o corpo do paciente.

No caso das mulheres sedentárias, contudo, o peso retornou possivelmente pelo novo ganho de massa gorda, favorecida pelo estilo de vida levado. O metabolismo se esforça para manter uma constante e isso inclui o peso.

Perda de massa gorda

A diminuição do gasto energético durante dietas restritivas normalmente é atribuída à perda de massa magra.

"Como não se percebeu perda de massa magra durante o estudo, este resultado foi considerado inesperado. "Acreditamos que tenha a ver com a perda de massa gorda", diz Fabiana.

A retirada de massa gorda ocasiona, ainda, a queda nos níveis do hormônio adiponectina, que tem efeito benéfico no corpo. Ele regula a sensibilidade da insulina que, quando alterada, pode gerar uma série de consequências danosas para o corpo, a mais conhecida delas sendo a diabetes.

*Puramente estético

Ao contrabalancear os efeitos da lipoaspiração, o que deve ser feito é um esclarecimento sobre os efeitos colaterais causados pela cirurgia.

"Metabolicamente falando, não vimos nada de benéfico na cirurgia. Ela é um procedimento puramente estético", conclui.

O aumento da gordura visceral e dos riscos que isso traz podem ser evitados, mas para isso é preciso atentar e esclarecer, tanto para médicos quanto para pacientes, a real necessidade de fixação de uma série de exercícios na rotina do pós-operatório.







segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ANA MARIA BRAGA MANTÉM SUA FORMA FÍSICA COM PILATES


Aos 62 anos, a carismática apresentadora Ana Maria Braga exibe sua boa forma diariamente no programa Mais Você, da Rede Globo. Mesmo provando todas as delícias preparadas ao vivo em sua cozinha, Ana Maria mantém 53kg bem distribuídos em 1,60m e conta que para isso segue uma alimentação balanceada. Em seu cardápio não podem faltar frutas, verduras e carnes brancas.

A apresentadora pratica Pilates em casa duas vezes por semana. Segundo Ana, o exercício “ajuda bastante no condicionamento físico”. Mas ela afirma que gostaria de ter mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Para definir ainda mais suas formas, Ana Maria recorreu a próteses de silicone no seio e no bumbum. A apresentadora também revela que já passou por um minilifting (cirurgia plástica facial).

Além do corpo, os cabelos recebem cuidados especiais. “As luzes do estúdio não ajudam muito e a gente precisa ficar atenta para manter o cabelo sempre hidratado”, conta.

A hidratação da pele também é algo que recebe a atenção da apresentadora. “No corpo não dispenso um bom hidratante”, diz. “Poderia ser mais vaidosa, mas tento manter os cuidados básicos de hidratação e higiene da pele”, explica.

Ana Maria conta que gosta de se bronzear, mas a apresentadora tem muito cuidado com a exposição ao sol. “Utilizo auto-bronzeador”, diz. E segundo ela, jamais se submeteria a uma sessão de bronzeamento artificial.

Mesmo com todos os tratamentos estéticos, Ana conta que o segredo da sua beleza vem do seu estilo de vida. “O fato de eu viver intensamente com certeza me favorece. Vivo cada vez mais com muito amor, paz e felicidade. Essa é a verdadeira beleza!”, define a apresentadora.


Fonte: Redação Terra